Instituto Pensar - Militantes socialistas podem corrigir os rumos do PSB

Militantes socialistas podem corrigir os rumos do PSB

Foto: PSB Nacional

"O PSB tem suas deformações, não podemos e não vamos escondê-las, temos que enfrentá-las, e só quem pode corrigir esses erros são os militantes. Mandatário não é dono de partido. Vamos exercer a cidadania democratizando o PSB, porque essa autorreforma tem como essência o empoderamento dos seus militantes”, afirmou Siqueira,  durante a abertura do IV Encontro Internacional Mulheres Socialistas, no Rio de Janeiro (RJ), realizada no dia 1 de dezembro.

Com painéis sobre os principais temas da conjuntura atual da América Latina e do papel das mulheres socialistas na luta política e na defesa da democracia, o evento prosseguiu até o dia 2 e foi promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres (SNM) do PSB. Participaram lideranças, militantes e representantes de diversos partidos socialistas da América Latina.

Siqueira defendeu regras para impulsionar a atuação feminina no partido. Uma das ideias é prever que todos os Estados cumpram a meta de participação mínima de mulheres.

"Fiquei um pouco decepcionado no último Congresso Nacional do PSB por não alcançarmos a meta de participantes mulheres de 30%. Esse é um compromisso nosso. Se no próximo Congresso algum Estado não cumprir a meta, ele vai perder espaço e outros estados completarão o número que falta. Isso entrará no regimento do Congresso”.

Outra exigência é que cada comissão criada nos Estados para o processo de Autorreforma cumpra a meta de 30% de participação feminina. "Ainda não há, formalmente, uma comissão, apenas um grupo de companheiros do PSB e de especialistas que formaram os subsídios apresentados. A partir do que foi construído aqui teremos um documento que será levado à Executiva e depois vamos criar as comissões”, explicou.

"Há 20 anos teve início o processo de incentivo da participação feminina no partido, desde então, elas não pararam de buscar integração ao movimento, e hoje eu tenho a honra de ver todas essas mulheres reunidas aqui no Rio de Janeiro”, disse o presidente do PSB.

"Hoje tive a honra de conhecer as participantes da Juventude Socialista Brasileira Feminista, ver todas essas jovens agregadas ao movimento do nosso partido é maravilhoso”, destacou.

Fonte: PSB Nacional



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: